quinta-feira, 26 de maio de 2011

Brigadeirão ou SOS


Há dias em que o cansaço é tanto que tenho a sensação de ser um farrapo humano: sem energia, cansada, enjoada, chata (ainda mais!) e desesperada por doce... Mas engana-se quem acha que qualquer docinho me salva desse estado lamentável!

Não, não, não, não, não!!! Só o verdadeiro Super Man dos doces tem este poder... Sim, ele é o rei da comfort food - o Brigadeirão!!! E estou falando daquela versão que assa devagarinho, em banho maria e que tem uma textura incrivelmente cremosa e macia, com uma certa casquinha...

Ai, Deus! Fica tão bom que não consigo parar de comer!


Brigadeirão

Ingredientes:
2 latas de leite condensado
4 ovos grandes
1 colher de manteiga sem sal
1 xícara (chá) de chocolate em pó de boa qualidade - bem cheia
meia xícara (chá) de leite
1 lata de creme de leite com soro**
meia colher (sopa) rasa de amido de milho 
manteiga para untar uma forma com furo no meio e chocolate em pó para polvilhar a forma

Modo de Fazer:
Ligue o forno e deixe aquecer (180º). Enquanto isso, bata os ovos no liquidificador por aproximadamente 5 minutos. Após, acrescente todos os outros ingredientes e bata bem.
Unte uma forma de furo central com manteiga ou margarina e polvilhe com chocolate em pó. Despeje o líquido do brigadeirão na forma com cuidado, de preferência utilizando uma colher para evitar que o líquido retire a camada de chocolate em pó.
Leve ao forno em banho maria por aproximadamente 1 hora. Caso queira apressar o cozimento, cubra a forma com papel alumínio nos 30 minutos iniciais.  
Desenforme morno e decore com chocolate granulado.

** você pode substituir o creme de leite por um vidro de leite de coco, para mudar a consistência e o sabor.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Um Docinho de Abóbora com Coco...

Doce de Abóbora com Coco - receita simples e resultado garantido!
 Olá!

Ainda estou na fase de ter que rebolar para me virar em tempo, então só estou conseguindo fazer coisas rápidas e fáceis - e nem por isso deixam de ser gostosas!

A receita da vez é este doce caseiro de abóbora com coco, ideal para comer bem geladinho, com um toque de cravo (que eu adoooooro!) e que também casa muito bem com queijo minas. 

Não sei nem se dá para chamar esta notinha de receita, pois os ingredientes são quase nada, a não ser a abóbora - grande rainha do dia - e o coco ralado...

Doce de Abóbora com Coco

Ingredientes:
  • 1 quilo de abóbora madura descascada e cortada em lascas pequenas
  • 200 gramas de açúcar
  • cravo da Índia a gosto (usei 6 cravinhos)
  • 150 gramas de coco ralado seco ou fresco (usei fresco)

Modo de Fazer:

Descasque a abóbora, corte em lascas pequenas (para facilitar o cozimento) e coloque em uma panela de boca grande, com o açúcar e o cravo. Mexa para misturar. A abóbora começará a soltar água. Mexa de vez em quando. Adicione o coco ralado assim que o caldo do doce estiver começando a secar. Deixe apurar, mexendo sempre, para não grudar, até que o caldo seque totalmente (aproximadamente 40 minutos). 
Sirva gelado.


O coco ralado fresco dá mais crocância ao doce de abóbora molinho e cremoso!

terça-feira, 26 de abril de 2011

E a Páscoa terminou...


Ovo de Páscoa trufado para celebrar a chegada, a estada e até mesmo a partida do coelho


Oi, pessoal!

Estou me repetindo demais com as histórias de falta de tempo para o blog, e blá, blá, blá... mas o pior é que a justificativa para essa ausência foi muito mais do que justificada - minha mãe linda e maravilhosa precisou passar por uma cirurgia de colocação de prótese no joelho (ai, que dor!) e estou cuidando dela em casa.

Isso significa que eu trouxe todo o trabalho do escritório para minha casa e estou tentando dar uma de mulher maravilha, cuidando da mãe, da casa e do cachorro fofo. Áh, quando tenho audiências eu dou um jeito e fujo de casa um pouco... sinceramente, não está muito fácil, não!

Daí, cheguei à conclusão de que não teria tempo de fazer ovos de Páscoa para vender - pena que essa conclusão só chegou depois que eu já tinha lotado o meu armário com barras e mais barras de chocolate...

Tudo bem! O que importa é que a mama está super bem, se recuperando a toque de caixa e que o espírito da Páscoa vai muito além de todo o chocolate do mundo!  

Ah, os ovos das fotos foram feitos numa noite de insônia na semana da Páscoa e tiveram que esperar dois dias embrulhados só no papel chumbo, porque eu não tinha tempo nem mesmo para terminar as embalagens!

Ok, outras Páscoas virão e espero poder vender muitos ovos!
 
Preparei este aqui para o meu próprio deleite...
 
e pra mudar um pouquinho, a cesta de ovinhos recheados com pão de mel de doce de leite...

Dei o ovo da esquerda para o meu irmão e sua família - 1 kg de chocolate trufado bem cremoso! 

Aqui, a foto de minha pequena produção deste ano - apenas ovos para presentear a família...

...e que foram expostos no aparador, com alguns enfeites de coelho e uma árvore de Páscoa.
Ah, adoro o coelho com óculos - ele toca blues e dança!

Aqui, a foto do meu presente de Páscoa sem a folha rosa de bolinhas - tadinho, estava prestes a ser devorado!

domingo, 3 de abril de 2011

Cupcakes de Baunilha e Chocolate e Pães de Mel


Cupcakes são ideais para a Páscoa, ainda mais quando são enfeitados para a ocasião!
Voltei!

Este final de semana foi regado a pães de mel e cupcakes de baunilha e de chocolate. Imaginem o aroma da minha cozinha... delícia!!!

Os cupcakes de baunilha foram recheados com doce de leite e cobertos com chocolate e confeitos, enquanto os bolinhos de chocolate receberam recheio de beijinho e cobertura de chocolate com granulado - ambos super aprovados!

Iniciei pelos pães de mel - que levam mais tempo - e como já estava com as pernas duras por ficar muito tempo em pé, tirei uma fotinho só, pensando com meus botões que depois eu iria fotografar tudo junto... grande erro! 

Estava tão empolgada ao terminar os cupcakes lindinhos e fotografá-los, que nem lembrei de olhar para as caixas de pães de mel... óh, dó!

Então, fiquem com a única foto dos pães de mel, ainda sem embalagem, e com os bolinhos. 

A visão do recheio cremoso de beijinho e da massa fofinha... Hummm!

Cupcake de Chocolate com Recheio de Beijinho e Cobertura de Chocolate com Granulados

Cupcakes de Baunilha com Doce de Leite e Cobertura de Chocolate com Confeitos

 
Os pretinhos aguardando embalagem...

Pães de Mel Recheados


sábado, 2 de abril de 2011

Ovinhos de Páscoa, Trufas e Brigadeiros

Oi, gente!

Me peguei meio perdida um dia desses... Estava preparando uma encomenda de algumas trufas e brigadeiros e nem me dei conta que eu já deveria estar fazendo meus Ovos de Páscoa - Óh! Que pecado!!!

Justo eu, uma pessoa completamente maluca por tudo o que diz respeito aos ovos de Páscoa!!! Pensem no aroma, no sabor e nas embalagens lindas dos chocolates... Amo essa época! Não há data mais GOSTOSA!

Mas como o tempo tem andado na mão contrária à da minha vontade, ainda não consegui começar a fazer meus ovos... Foi aí que resolvi pegar uma forma de ovinhos pequenos (do tamanho de ovos de galinha, mesmo) e fazer uma ou outra amostra, aproveitando a trufa de cereja como recheio das metades dos ovinhos.

Minha cobaia será meu irmão, que como eu, adooooora chocolates! Depois coloco a reação do "maninho", tá!

Vou me organizar melhor durante a semana e coloco fotos e tabela de preços para quem quiser encomendar, ok!

Enquanto isso, fiquem com as fotos do "teste", das trufas e dos brigadeiros...

Até mais!

Ovinhos de Páscoa recheados com trufa de cereja -

Aqui, a parte interna coberta com uma fina camada de chocolate sobre o recheio de trufas...
 
Os ovinhos fazendo pose para a câmera...

E aqui, as trufas antes da chuvinha de chocolate em pó e da embalagem


Estas são de cerejas - já vestidas! Foram vendidas num piscar de olhos...

e trufas tradicionais - que levam rum e são incríveis!

E aqui, meus preferidos - os brigadeiros deliciosos!