domingo, 19 de maio de 2013

Nhoque, Inhoque ou Gnocchi de Batata


Olá, pessoal! 
 
A cada dia me sinto mais e mais culpada por não dar ao blog e aos meus amigos daqui a atenção merecida. Este semestre eu consegui acumular muito mais atividades do que o meu dia suporta, e isso acabou se  refletindo aqui.
 
Espero que vocês tenham um pouco de paciência e que  não me abandonem enquanto tento dar um jeito na falta de tempo...
 
Para tentar reconquistar o afeto de vocês, nada melhor do que uma típica comfort food: nhoque de batatas - ou inhoque ou Gnocchi, como queiram... Ainda mais se a receita for super caseira, vinda diretamente do fogão da minha mãe. 
 

 
Noque de Batatas Caseiro
 
Ingredientes:
 
1 kg de batatas cozidas (usei asterix);
1 ovo;
3 dentes de alho amassados;
sal e pimenta do reino a gosto;
salsa picada;
4 colheres (sopa) de queijo ralado;
farinha de trigo para dar o ponto
 
Modo de fazer:
 
Cozinhe as batatas ainda com casca. Deixe esfriar e descasque. Enquanto ainda estiverem mornas, esprema as batatas. Adicione o alho amassado, o sal e a pimenta, a salsa e o ovo. Misture tudo muito bem.
Adicione farinha de trigo aos poucos, para dar liga à massa. Não adicione muita farinha, senão o nhoque ficará pesado. Quanto menos farinha for adicionada, mais leve ficará sua massa.
Assim que conseguir o ponto, pegue porções de massa e faça tirinhas enrolando na pia de granito polvilhada com farinha de trigo. Corte em pequenos pedaços quadradinhos e polvilhe farinha para que não grudem.
Cozinhe a massa em água fervente, com sal e um fio de azeite. Assim que a massa subir, retire os quadradinhos e coloque no escorredor de macarrão.
Sirva com o molho de sua preferência.
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário