terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Torta de Frutas


Tortas de Frutas

Com este calor que recai sobre a cidade no dia de seu aniversário, nada melhor que uma sobremesa fresquinha e rápida para acalmar os ânimos...  É claro que um sorvete também cairia muito bem, mas comecei a fazer a sobremesa muito tarde e sabia que não haveria tempo suficiente para deixar o sorvete endurecer.


Aqui, com geléia de frutas vermelhas e uma cereja...



e com pêssegos em calda

Então, vamos às tortinhas de frutas - básicas, rápidas, fáceis e versáteis! Aliás, é um repeteco desta receita aqui. Mas desta vez mudei a receita do creme de confeiteiro, para ficar mais lisinho.


Torta de Frutas
Massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
3 colheres (sopa) de açúcar
150 g de manteiga gelada, cortada em cubos
 
Recheio:
500 ml de leite
meia lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga sem sal - usei margarina
1 colher (sobremesa) de extrato de baunilha ou meia fava de baunilha fervida no leite
meia lata de creme de leite sem soro
 
Acabamento ou topping:
meia lata de pêssegos em calda picadinhos; 
ou geléia de frutas vermelhas (é só colocar um punhadinho de morangos, cerejas e framboesas frescas em uma panela e levar ao fogo por 5 minutos com 2 colheres (sopa) de açúcar e caldo de meio limão);
ou maçãs cortadas em fatias finas;
ou uvas, kiwis ou o que mais a sua cabeça (e sua geladeira) mandar.
creme de brilho para finalizar
 
Modo de Fazer - Massa:
Coloque todos os ingredientes numa superfície lisa e gelada, de preferência - uso sempre o granito da bancada da cozinha, bem higienizado. Mas pode ser feita em uma tigela ou no processador. Inicialmente, procure esfarelar os ingredientes secos com a manteiga, como se fosse uma farofinha. Depois junte tudo até formar uma bola - acredite, dá liga! Envolva a massa em filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos (ou 10 minutos no freezer). Abra a massa, forre as forminhas, fure com garfo e leve para assar em forno aquecido a 180ºC por 15 minutos ou até dourar. Deixe esfriar um pouco e tire das forminhas.
 
Modo de Fazer - Creme:
Coloque o leite, o leite condensado e a margarina em uma panela e leve ao fogo. Quando abrir fervura, adicione a farinha de trigo dissolvida em meio copo de água e mexa sem parar até adquirir consistência. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo sempre e, ao final, acrescente o extrato de baunilha e misture bem. 
Desligue o fogo e acrescente o creme de leite sem soro, mexendo até incorporar ao creme. Coloque o creme em uma travessa e cubra com filme plástico (diretamente sobre o creme, para não formar aquela película grossinha ao esfriar). Leve à geladeira ou ao freezer até gelar.
Quando estiver bem gelado, coloque o creme em um saco de confeitar e recheie as massinhas. Coloque os pêssegos cortados, ou a geléia de frutas vermelhas ou, ainda, a fruta de sua preferência sobre o creme. 
Para finalizar, usei um creme de brilho delicioso e super fácil de fazer - é só adicionar água e levar ao fogo por 5 minutos, até dar consistência. Fiz um terço da receita com 250ml de água e rendeu muito. Eu não sou muito fã de creme de brilho, mas o Nossa Cria, da Loja Santo Antonio é muito bom mesmo!
Sirva as tortinhas bem geladas.
 
Rendimento: 12 tortinhas individuais e 12 pequenas
Tempo de preparo: 40 minutos
  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário