domingo, 2 de janeiro de 2011

Torta Holandesa

   
Torta Holandesa
Minha primeira postagem de 2011 será a sobremesa que fiz para o Natal, aqui em casa.

Ficou tão gostosa que resolvi fazer novamente para levar à festa de final de ano dos meus primos - e este foi meu maior erro, pois tinha falado maravilhas da torta e quando fiz pela segunda vez ela ficou mole - por minha total culpa, pois não percebi que havia utilizado uma marca diferente de gelatina incolor. E só percebi isso porque a torta de mousse de maracujá que eu e minha mãe fizemos para o almoço do dia seguinte ficou tão mole quanto minha torta holandesa... Lição: use somente produtos que você já conhece quando for servir aos outros!

  

Minha receita de torta holandesa fácil e deliciosa não tem a origem certa, pois estava no caderno de receitas daqui de casa há muito tempo, e minha mãe pedia que eu fizesse há pelo menos quatro anos, e eu sempre enrolava e acabava fazendo outras coisas...


P.s.: Mãe, me desculpe pelo sofrimento de te privar de um doce tão gostoso e simples...

Bom, vamos à receita!


Torta Holandesa

Ingredientes:
100 gramas de biscoito Maisena
50 gramas de manteiga ou margarina derretida
1 pitada de canela em pó
1 pacote de biscoito Calipso

Recheio:
2 latas de creme de leite sem soro
350 gramas de chocolate branco derretido
1 sachê de gelatina incolor (12 gramas) hidratado e derretido conforme instruções da embalagem - use Otker
2 potes de cream cheese (usei um tradicional e um light)
3;4 de xícara (chá) de açúcar

Cobertura de chocolate:
1 caixinha de creme de leite UHT
3 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de chocolate em pó

Modo de fazer:
Para a massa, triture os biscoitos maisena no liquidificador, até virar uma farinha fina. Coloque em uma travessa e acrescente a pitada de canela em pó. Misture bem e acrescente a margarina derretida, mexendo até virar uma massa homogênea - fica parecendo uma massa de paçoca. Reserve.
Forre as laterais de uma forma de torta de fundo removível com os biscoitos calipso, deixando o lado do chocolate para fora. Após, preencha o fundo da forma com a mistura de biscoito triturado e manteiga, prensando os biscoitos calipso na lateral da forma. Reserve.

Para o recheio, aqueça o creme de leite no fogo, sem deixar ferver, e acrescente o chocolate pré-derretido, mexendo bem. Adicione a gelatina hidratada e derretida no microondas (20 segundos), e deixe esfriar um pouco.
Bata o cream cheese com o açúcar e junte a mistura de creme de leite. Coloque o recheio em um recipiente e leve à geladeira por aproximadamente 40 minutos. Quando estiver ficando com uma consistência leve, coloque na forma, sobre a massa de biscoitos. Leve à geladeira até ficar firme.

Enquanto isso, prepare a cobertura, levando ao fogo todos os ingredientes em uma panela, até ferver e ficar cremoso. Espere esfriar e coloque sobre a torta gelada.


2 comentários:

  1. se não quiser usar cram cheese, tem outra alternativa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Nunca tentei com outro ingrediente, mas tenho uma amiga que não gosta de cream cheese e fez a minha receita substituindo pela mesma quantidade de chantilly "bem" batido - na realidade é aquele creme vegetal que bate chantilly, tipo Amélia, Jundiaí, etc. Não gosto muito desse tipo de produto, mas o da Bunge é o melhor que já experimentei - é levemente adoçado e tem um perfume de baunilha bem gostoso.

      Além disso, também existem receitas na internet que usam manteiga como base para o recheio da torta holandesa, mas não curto o gostinho residual...

      Espero ter ajudado

      Excluir