domingo, 21 de novembro de 2010

Tortinhas de Frutas Vermelhas

Tortinhas de Frutas Vermelhas

Tenho um grande defeito: gosto de comida! Gosto de doces, de salgados, de frutas, de chocolate, de tudo - exceto pimentões e pedras! Já houve um tempo em que eu preferia salgados a doces, mas isso mudou radicalmente, e hoje sou capaz de loucuras quando bate aquele desespero por um docinho...

Esta semana o desespero pintou e quando cheguei em casa, depois de um dia bem pesado no escritório, não tinha nadinha que pudesse suprir minha vontade insana, então me joguei na cozinha no meio da noite e achei uma caixinha de morangos e uma de amoras. Para uma pessoa normal, bastaria. No entanto, só conseguia visualizar aquelas frutas vermelhinhas em cima de uma torta de creme... ai que delícia!

Na mesma hora juntei os ingredientes, as forminhas, deixei o cansaço de lado e fiz a tão sonhada tortinha - já conhecida, mas muuuito saborosa - e que me rendeu bons elegios e satisfação plena!

Para falar a verdade, a massa é bem simples e não me lembro de onde veio a receita que tenho no caderno antiguinho, mas é praticamente a mesma massa usada pela querida Simone, do Chocolatria - só não usei a água. Não fiz o recheio de chocolate, como na receita dela, porque queria alguma coisa com as frutas vermelhas - pena que não tinha cereja fresca em casa... acho que ficaria ainda melhor!

Ah, esta torta pode ser feita em uma forma redonda, de fundo removível, ou em forminhas individuais. Fiz nas forminhas individuais, mas sobrou massa e eu não estava com tanta disposição assim para esperar a 1ª fornada assar, então peguei forminhas ainda menores e assei tudo de uma vez só! 

Torta de Creme e Frutas Vermelhas

2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
3 colheres (sopa) de açúcar
150 g de manteiga gelada, cortada em cubos
Coloque todos os ingredientes numa superfície lisa e gelada, de preferência - uso sempre o granito da bancada da cozinha, bem higienizado. Mas pode ser feita em uma tigela ou no processador (é bem mais fácil, a não ser pelo trabalho na hora de lavar as peças). Inicialmente, procure esfarelar os ingredientes secos com a manteiga, como se fosse uma farofinha. Depois junte tudo até formar uma bola - acredite, dá liga!Envolva a massa em filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos. Abra a massa, forre as forminhas, fure com garfo e leve para assar em forno aquecido a 180ºC por 15 minutos ou até dourar. Deixe esfriar um pouco e tire das forminhas.

Recheie com creme de confeiteiro (a mesma receita que usei nos sonhos). Faça uma calda de frutas vermelhas (opcional), usando um punhado de morangos e amoras lavados e batidos no liquidificador, com duas colheres (sopa) de açúcar e deixe ferver um pouco. Ao esfriar, não fica tão líquido (coloquei no freezer porque estava com pressa). Se quiser, também pode adicionar uma pitada de maizena dissolvida em água para dar "corpo" à calda, deixando cozinhar por 3 ou 4 minutos, ou gel de brilho (não gosto muito).

Depois de frio, recheie as tortinhas com creme, coloque as frutas cortadas sobre o creme e cubra tudo com a calda de frutas vermelhas.

Rendimento: 12 tortinhas individuais e 12 menores (veja as fotos).

**Como sou maníaca por chocolate, raspei uma pouquinho de meio amargo sobre algumas tortinhas, só para dar um gostinho a mais!

 


Aqui dá para ver a diferença de tamanho das forminhas que usei.

Esta é a mini.


Nenhum comentário:

Postar um comentário