quinta-feira, 25 de abril de 2013

Cupcakes Perfeitos de Baunilha e de Chocolate


Olá, pessoal!

Conheço um milhão de pessoas que torcem o nariz para os cupcakes, pois ainda acham que são aqueles bolinhos de gente fresca, doces demais, esfarelentos e secos demais, cobertos por só Deus sabe o quê...

Para essa fatia da população eu tenho uma notícia muito ruim: vocês estão errados!!! 
Esta receita de cupcakes é capaz de mudar a opinião do mais cético dos mortais - rende bolinhos macios, úmidos, perfumados e doces na medida (quem conhece meus bolos sabe que sempre coloco menos açúcar do que as receitas mandam, a não ser quando o cliente é sabidamente uma formiga).

A receita é da incrível Sam, do blog Fofurices, com as minhas adaptações de sempre - morro se não faço isso!!!

Cupcakes Perfeitos de Baunilha e de Chocolate ou Cupcake facinho de baunilha da Sam, do Fofurices

Ingredientes

- 2 colheres de sopa de óleo de girassol, canola ou milho
- 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
- 3 ovos
- 1 xícara de leite 
- 1 e 1/2 xícara de açúcar (usei 1 xícara + 1 colher de sopa)
- 2 colheres de sopa de extrato de baunilha (usei 1 colher de sopa)
- 2 e 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 colher de sobremesa de fermento (usei 1 colher de sopa)
- 1 xícara de chocolate em gotas (opcional - como fiz os cupcakes recheados, não usei as gotas)
Caso queira fazer os cupcakes de chocolate, substitua a baunilha por 3 colheres de sopa de chocolate em pó de boa qualidade.

Modo de preparo

1) Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as forminhas de papel na assadeira de cupcakes. Coloque as gotas de chocolate no freezer. Misture a farinha e o fermento e peneire 2 vezes. Reserve.

2) Em uma tigela de batedeira misture a manteiga e o óleo. Bata em velocidade baixa, misture os ovos uma a um batendo por 30 segundos após cada adição.

3) Junte o açúcar e bata em velocidade média por 1 minuto. Acrescente a baunilha e bata por 30 segundos.

4) Alternadamente acrescente 1/2 do leite e 1/2 da farinha com fermento. Bata por 1 minuto raspe as laterais e misture a outra metade. Bata por 30 segundos e raspe as laterais e bata por mais 30 segundos. Misture delicadamente as gotas de chocolate.

5) Encha 2/3 das forminhas e leve para assar na grade do meio do forno. Asse por 15 minutos ou até que os cupcakes estejam formes ao toque.

6) Deixe os cupcakes na forma por 5 minutos. Depois transfira-os para uma grade de resfriamento.

Faça  cortes redondos com uma faca no centro dos cupcakes, abrindo espaço suficiente para colocar o recheio, que pode ser ganache, doce de leite, brigadeiro mole, doce de coco, geleia ou o que a sua despensa deixar... Usei doce de leite nos cupcakes com o detalhe de pasta americana e ganache nos sem detalhes. 

Corte as tampinhas da massa que saiu do centro do cupcake e feche o doce. Cubra com chantilly (creme de leite fresco, batido com açúcar e baunilha), ou com o que quiser... 



2 comentários:

  1. Humm não é q são uma delícia!!! Adorei, principalmente todo seu trabalho e detalhe. A mesa do aniversario do Josh não poderia ficar sem seu toque especial. Mas dessa vez vc não postou nada sobre o porque de ter feito esse cupcake. snif snif snif

    ResponderExcluir
  2. Ah, bebê... não fica chateada, não!!! Eu estava tão apressada quando fiz este post que optei por deixá-lo genérico, sem colocar o motivo da galinha pintadinha ali em cima. Vou editar o post no final de semana e posso colocar uma foto do nosso lindo?

    Vc me perdoa?

    Beijos

    ResponderExcluir