segunda-feira, 14 de maio de 2012

Bolo de Tangerina e Chocolate


Olá, pessoal!

Semana passada ganhei "uma porção" de tangerinas (um tanto azedinhas) que meu irmão trouxe de Atibaia. Como adoro frutas azedas, me deliciei salivando sobre algumas e um punhadinho de sal, mas vi que não conseguiria dar conta de todas só dessa forma.

Minha próxima ideia foi fazer um suco bem gostoso para o café da manhã, no sábado. Mas a visão daquele suco lindo e brilhante, com um cheirinho delicioso e um gosto marcante ligou o modo "boleira" que existe em mim e não resisti: a tangerina virou bolo!

Recomendo demais esta receita e você pode fazer com qualquer suco de fruta cítrica, pois combina muito bem com o gosto do chocolate.



Bolo de Tangerina e Chocolate  
 
Ingredientes
2 colheres (sopa) de óleo de canola
2 colheres (sopa) de manteiga  
4 ovos
1 xícara (chá) de suco de tangerina
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) cheia de fermento
2 colheres (sopa) de chocolate em pó (usei 70%)
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro para polvilhar sobre o bolo já assado.

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de bolo redonda e com furo central com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Misture a farinha e o fermento e peneire. Reserve.
Na tigela da batedeira misture a manteiga e o óleo e bata em velocidade baixa. Misture os ovos, um a um, batendo por 30 segundos após cada adição. (Essa dica é da querida Sam, do Fofurices, e dá super certo). Adicione o açúcar peneirado e bata em velocidade média por 3 minutos.
Alternadamente e aos poucos acrescente metade do suco de tangerina e metade da farinha com o fermento. Bata por 1 minuto e misture a outra metade. Bata por mais 30 segundos e despeje metade dessa massa na forma untada. Reserve.
À metade da massa restante na tigela da batedeira, agregue o chocolate em pó e misture delicadamente. Coloque a massa de chocolate sobre a massa branca com cuidado, para não misturar demais. Se quiser, faça riscos com um palito para dar um efeito marmorizado (eu esqueci).
Asse por aproximadamente 25 minutos ou até que o bolo esteja firme ao toque e levemente douradinho. Espere esfriar um pouco e desenforme. Caso queira, polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro sobre o bolo para dar uma carinha mais bonitinha.

O bolo fica bem fofinho e o perfume de tangerina se espalha pela casa... é perfeito para um chá da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário