domingo, 20 de fevereiro de 2011

Torta de Antuérpia

Torta de Antuérpia (receita do Chef Álvaro Rodrigues)
Olá, pessoal!

Olhem só que coisa estranha: eu terminei o post desta torta ontém à noite. Tinha as fotos, o texto e a receita, mas ao publicar, só as fotos eram mostradas... O pior é que nem percebi... Só hoje fiquei sabendo de uma inconsistência da Internet na área da minha casa (mistéééérios...) e resolvi dar uma olhadinha no post, quando veio o susto: não tinha texto!!!

Vamos à correção!

Eu tinha começado dizendo que mais uma vez eu preferi fazer algo rápido e blá, blá, blá...

Mas posso acrescentar o seguinte: esta torta acendeu as "lombrigas" da minha mãe, e quando cheguei em casa na sexta-feira à noite ela já havia decretado a sobremesa do domingo - a Torta de Antuérpia do Álvaro Rodrigues.

Além de fácil, essa torta é deliciosa... pena que eu nem me toquei que a quantidade de ingredientes pedia uma forma menor. O resultado foi essa coisinha medonha, mas muito saborosa, ou seja, minha torta parece um pastel murchinho e extremamente GOSTOSO!

Ah, a decoração também ficou sofrível por causa do calorão em Sampa, totalmente incompatível com o chantilly à base de creme de leite fresco...

Vamos à receita da minha feinha...


TORTA DE ANTUÉRPIA (Chef Álvaro Rodrigues)

Ingredientes

4 ovos médios e inteiros
1 lata de leite condensado
500 ml de leite integral frio
3/4 xícara (chá) de açúcar refinado (135 g) ** usei meia xícara
2 colheres (sopa) rasas de amido de milho (15 g)
350 g de ricota fresca picada
150 g de cream cheese light (por ter menos sal)
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de raspas de limão
1 pitada de sal

Modo de Fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um composto liso e brilhante. Distribua a massa em uma assadeira de 22 cm de diâmetro, bem untada e enfarinhada e asse em forno preaquecido à 180ºC até que esteja ligeiramente dourada por cima e firme ao toque.

Decoração

400 g de chantilly batido normalmente
200 g de coco ralado fresco ** esqueci de colocar!
cerejas ao maraschino para decorar

Finalização:

Distribua o chantilly sobre a torta, alisando a lateral e a superfície, salpique por cima com o coco e decore com as cerejas. Sirva gelada.

Rendimento: 10 porções


Nenhum comentário:

Postar um comentário