domingo, 27 de fevereiro de 2011

Agora, as Catarinas...

Catarina de Frango com Requeijão e Mussarela
Voltei!

Resolvi que era hora de inaugurar a área de salgados das minhas receitas. Na realidade, isso já deveria ter acontecido na época do Natal, mas acabei deixando a oportunidade passar e a receita natalina foi pra escanteio. Quem sabe eu a ressuscito em dezembro...

Depois que terminei os cupcakes (na postagem anterior), decidi que deveria testar uma receita de Catarinas que vi na internet um dia desses. E deu certo!!!

A massa é incrivelmente fácil, muito gostosa e total flex, ou seja, vai bem com recheios doces ou salgados - resultado: muuuiiitos elogios! Uhuu!

Catarinas Salgadas Douradinhas
E aqui, Catarinas doces e salgadas

Catarinas
Receita do Chef Júlio Cruz

Ingredientes:
2  ovos 
1 xícara (chá) de  leite 
2 colheres (sopa) de  azeite** - usei óleo de girassol 
2 tabletes de  fermento biológico  (fresco)
1 pitada de  sal 
3 colheres (sopa) de açúcar** - coloquei somente 1 colher, para ter uma massa "Flex"
3 ½ xícaras (chá) de  farinha de trigo 

Modo de Preparo:
Para a massa coloque todos os ingredientes, com exceção da farinha, em uma vasilha e misture muito bem. Acrescente a farinha aos poucos mexendo até que fique uma massa homogênea, enxuta e lisa. Cubra com um pano e deixe fermentar por 20 minutos. Coloque a massa na mesa enfarinhada, divida em 4 pedaços e abra em formato de baguetes. Coloque em uma assadeira untada com manteiga e deixe fermentar por 50 minutos. Cubra com a cobertura (no meu caso, frango com requeijão e mussarela para a versão salgada e creme de confeiteiro com maçãs e com côco ralado fresco, para as versões doces). Passe uma gema batida sobre a massa e polvilhe queijo ralado sobre a versão salgada e açúcar na versão doce. Leve ao forno quente (180º) por aproximadamente 45 minutos ou até que fique bem dourada. Sirva ainda quente.

Creme de confeiteiro para catarina doce:
½ litro de  leite 
4  gemas 
½ xícara (chá) de  açúcar 
3 colheres (sopa) de  amido de milho 
2 colheres (sopa) de  essência de baunilha 

Coloque todos os ingredientes na panela mexendo constantemente. Assim que ficar como um mingau deixe esfriar e recheie. Cubra o creme com maçãs fatiadas e com casca ou com côco ralado fresco - Fiz duas doces, uma de côco e uma de maçãs.

Recheio Salgado:
Usei frango cozido e desfiado, temperado com cebola, tomate, salsa, sal, pimenta, um tablete de caldo de galinha e um pouco de pimenta calabresa seca. Depois de frio, coloquei sobre a massa e adicionei meio copo de requeijão e algumas fatias de mussarela. 
   
Catarina salgada, polvilhada com queijo parmesão
E como ninguém é de ferro, a foto da Catarina doce, de maçã com creme






Nenhum comentário:

Postar um comentário