segunda-feira, 2 de abril de 2012

Minha versão do Semifreddo de Amburana e Macadâmias Carameladas da Diva Simone, do Chocolatria


A taça da esquerda teve somente as lâminas de amêndoas, enquanto a da direita ganhou o praliné e as lascas de amêndoas

Olá, pessoas!!!

Eu fiz esta receita de semifreddo para a virada de ano e posso atestar que meu 2012 começou melhor!

Pudera, o semifreddo em questão tem "origem, berço, título, procedência garantida", ou o que vocês quiserem imaginar... A dona da história (brincadeirinha...) é a Simone Izumi, a mega Diva do Chocolatria, que sabe T U D O de doces, chocolates, cookies, bolos, sobremesas, comida boa e é dona de um bom gosto admirável.

E o melhor de tudo isso é que ela é um doce de pessoa (sem trocadilhos) e dá dicas imperdíveis de seu ofício para nós, pobres mortais...

É claro que eu tenho um defeito gigantesco que já confessei várias vezes: não consigo seguir uma receita sem alterar pelo menos um ingrediente... No entanto, desta vez eu estava determinada a fazer tudo direitinho, mas minha despensa não permitiu e parti para as substituições de sempre - hehe!

Conselhos: façam este semifreddo e visitem o Chocolatria e o site da Divas!


Aqui o semifreddo ganhou o praliné e as amêndoas laminadas



Ingredientes: Semifreddo de Amburana (ou baunilha)

250 g de chocolate branco derretido

4 ovos
½ xicara de leite
8 cardamomos levemente batidos com a ponta da faca -
** usei só 615 sementes de amburana - ** troquei por 1 colher (sopa) de extrato de baunilha de boa qualidade400 g de creme de leite fresco gelado
Modo de Fazer:
Faça uma infusão: em uma panelinha, junte o leite, as sementes de amburana e os cardamomos (no meu caso, a baunilha e o cardamomo).
Leve ao fogo até obter fervura. Desligue o fogo e deixe esfriar por completo. Só então coe, descartando as sementes e os bagos. Reserve.
Derreta completamente o seu chocolate branco em banho-maria ou na potência média do seu microondas. Adicione a infusão previamente feita com o leite e misture bem. Adicione os ovos (gemas peneiradas) e misture com um fouet, até obter um creme liso. Reserve. Bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly mole. Adicione o creme de chocolate ao chantilly e misture delicadamente, até envolver por completo. Leve para gelar por 1 hora no freezer.
Passado este tempo, retire do freezer e envolva metade do praliné de macadâmias (como não tinha macadâmias e final de ano tudo é muito lotado, usei amêndoas trituradas e tostadas para o praliné e amêndoas em lascas tostadas na frigideira antiaderente para decorar). Volte ao freezer por mais 3 horas.
Na hora de servir, você pode espalhar a metade restante do praliné por cima do seu semifreddo.

Para o praliné de macadâmias:Quase 2 xícaras de macadâmias ou qualquer outra castanha (usei amêndoas trituradas e em lâminas)2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de água
25g de manteiga sem sal

Modo de Fazer:
Em uma panela, misture o açúcar, a manteiga e a água. Leve ao fogo até chegar em um bonito tom caramelado. Neste meio tempo, não misture o seu caramelo para não açucarar. Apague o fogo e despeje as macadâmias (ou amêndoas). No instante seguinte, despeje este caramelado sobre um mármore previamente untado com manteiga e espalhe até obter uma lâmina. Depois de cerca de 10 minutos, você obterá uma rocha doce de caramelo e conseguirá desgrudar o fundo com facilidade. Quebre em pedaços menores e depois disponha no processador. Bata ligeiramente até obter uma farofa grossa.

**Eu ainda acrescentei as lâminas de amêndoas tostadas para enfeitar um pouquinho e ficou delicioso. 


Esta versão, mais light, não ganhou praliné...


2 comentários:

  1. Que delícia, Andréa!
    OBrigada por me alertar na falha na receita do bolo de chocolate.
    Graças a você agora está certinha.
    Bj e Feliz Páscoa.
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lylia!

      A minha intenção era só fazer essa delícia que vc postou e me deixou com a boca cheia d'água!

      E sobre a delícia aqui de cima, o crédito é todo da Simone Izumi, do Chocolatria.

      Aproveitando o contato, deixa eu te perguntar se posso postar a sua receita do bolo de chocolate, te dando o crédito, quando eu fizer...

      Obrigada e beijão!

      Excluir