terça-feira, 8 de março de 2011

Empadas e Esfihas!

Empadas...
e Esfihas! 

Olá, pessoal!

Aproveitei um tempinho livre no Carnaval para preparar os salgados para a festa de aniversário da minha mãe mais linda!!!

Eu e minha mãe já havíamos feito coxinhas, bolinhas de queijo, risoles de carne e crocantes de queijo (aqueles salgados que são feitos só com uma mistura de queijos temperados e passados no macarrão bem fininho), mas ainda faltavam os salgados assados, ou seja, as esfihas e as empadinhas!

As esfihas ficaram maravilhosas e as empadas derreteram na boca, sem ficar aquela coisa toda esfarelada e seca que a gente vê por aí!

Não quero congelar os salgados a base de massa folhada, então vou colocar a mão na massa um dia antes do niver... Mas todos esses salgados aqui podem ser congelados sem problema algum.

Vou colocar as fotos e depois coloco as receitas, porque acabei de chegar de viagem e minhas coisas estão uma bagunça!

Olhem só como ficaram bonitinhas (ah, não assei até ficarem super douradas porque serão aquecidas no forno convencional e se estiverem muito assadas, elas tendem a ficar ressecadas e duras)!
Ps.: Depois de muuuiiiito tempo percebi que ainda não havia colocado as receitas prometidas... Então, agora vou pagar minha dívida!

Empadas

Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo peneirada
2 ovos e 2 gemas
250 gramas de banha ou gordura vegetal hidrogenada gelada
300 gramas de margarina com sal gelada
1 colher (sopa) de sal

Modo de fazer:
Peneire a farinha em uma travessa grande. Faça uma cova no centro e adicione os outros ingredientes. Misture tudo com as pontas dos dedos, até virar uma farofa. Depois, amasse até formar uma bola de massa lisa e cubra com plástico. Leve à geladeira para descansar por aproximadamente 20 minutos. Pegue pequenas porções de massa e forre forminhas de empada.

Aplique o recheio que preferir (palmito refogado com tomate, cebola, salsa, azeitonas pretas picadas, salsa e temperos a gosto; ou frango cozido, desfiado e refogado com os temperos que gostar e queijo cremoso; ou camarão refogado com temperinhos, etc.). Lembre-se que o recheio deve estar frio para ser colocado sobre a massa. Abra círculos finos de massa e cubra o recheio, fechando as bordas da empada. Pincele uma gema e asse em forno médio por aproximadamente 30 minutos.

Esfihas

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de fermento biológico
2 xícaras (chá) de água morna
1 colher (sopa) de sal
três quartos de xícara (chá) de óleo de girassol, canola ou milho
1 colher (sopa) de margarina
2 ovos batidos
1 kg de farinha de trigo peneirada

Modo de fazer:
Coloque o açúcar e o fermento em uma travessa grande e mexa até o fermento ficar líquido. Junte o óleo, o sal, água, ovos, margarina. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e faça uma bola de massa. Sove bem. Cubra a massa com um saco plástico ou pano limpo e coloque em local fechado até dobrar de tamanho.
Abra a massa com rolo em tiras de 1 cm de espessura e corte círculos, usando um cortador, aro ou copo. Aplique o recheio de sua preferência no centro do círculo de massa e feche, formando um triângulo. Pincele gema batida e leve para assar em forno médio por aproximadamente 25 minutos.

Sugestão de recheio: carne moída refogada com alho, cebola, tomate, salsa, pimenta do reino e sal a gosto (ou use pimenta síria).  
 
Empadinhas de palmito
e de frango, com massa que derrete na boca!
E aqui, as esfihas de carne com massa fofinha, mas bem fininha!
 
As delícias juntas...

2 comentários:

  1. hum deve ter ficado uma delicia muito bom parabéns

    ResponderExcluir
  2. Nossa!uiiiiiiiiiiiiiii delicia...

    ResponderExcluir